Mobilidade

A expansão do meio urbano tem sido um fator desafiador para que a mobilidade seja desenvolvida a fim de que os tempos de deslocamento sejam reduzidos.

É necessária uma gestão pública que disponibilize soluções de transporte urbano inteligente e funcional.

“A facilidade de deslocamento de pessoas, que depende das características do sistema de passageiros, é um importante fator na característica de qualidade de vida de uma sociedade e, por consequência, do seu grau de desenvolvimento social e econômico”
(FERRAZ; TORRES, 2004, p.01.)

O transporte público contribuiu para a redução do congestionamento, poluição, consumo desordenado de energia, acidentes de trânsito, desumanização do espaço urbano, melhorando a democratização. Estas premissas deveriam ser, a princípio, o grande objetivo da gestão pública, mas que em muitos casos, não trabalham com o intuito de desenvolver uma infraestrutura de transporte que atenda as reais necessidades dos usuários.

Utilizado como o principal meio de transporte nas grandes e médias cidades, o transporte público no Brasil é constantemente alvo de questionamento e insatisfação dos usuários. 

Aproximadamente de 50 a 90% das viagens urbanas utilizam o modo ônibus ou micro ônibus, por este motivo, é fundamental analisarmos a eficiência dos meios de transporte urbano no Brasil.

Fonte: www.mobilize.org.br